Pesquisar

Redenção Vermelha


Essa semana caiu nas minhas mãos o maravilhoso jogo red dead redemption, da rockstar games. No jogo você é um caçador de recomepensas e cruza o velho oeste, mexico e outras paisagens norte americanas no melhor estilo Bang-Bang.





Além de ser muito divertido e oferecer uma infinidade de opções é também um ótimo exemplo de como o som influencia o jogo.

É fato que o estilo western já rendeu algumas das melhores trilhas para cinema de todos os tempos com Morricone e etc, esse jogo nos presenteia com ótimos sons ambiente, tiroteios de tirar o folego, sons de animais e uma infinidade de outros efeitos que nos transportam para dentro da história.

A música do jogo está o tempo todo marcando o momento em que se está. Dentro dos saloons se pode ver e ouvir o pianista tocando aquelas melodias tipicas do começo do século XX.

Durante os trajetos de cavalo pelas diferentes paisagens do jogo a música serve tanto para marcar momentos de tensão, indicando a presença de inimigos, tanto para marcar a posição geográfica, pois o jogo passeia entre o sul dos EUA e o México.

O som ambiente é muito bem construído com animais, ventos e chuva. Baixando o volume da trilha musical é possivel se guiar pelo som para caçar e conseguir dinheiro. O posicionamento dos sons nos permite perceber se os tiros estão vindo do alto, de baixo, de trás ou dos lados e o balançar dos metais e o som dos passos do jogador e seu cavalo são detalhes que podem passar desapercebidos para a maioria das pessoas, mas são fundamentais para envolver o jogador.




Mas apesar de tanta coisa e outras mais que não vou citar aqui agora, creio que o grande momento do som desse jogo se dá quando se aciona o dead-eye, uma câmera lenta onde se pode executar a mira com mais precisão. Nesses momentos a música cessa dando lugar a um som de vento misturado com as batidas do coração do personagem que passam a precisa sensação de tempo suspenso. Para marcar a quantidade de dead-eye disponível o woosh que aparece nesses momentos vai subindo de tom até que o som normal do jogo volta a tona. Fazendo desse efeito algo funcional além de bonito.

Para terminar esse post mando um link para o Wilhelm Scream. Um efeito usado em muitos filmes western que se tornou clássico e está também presente nesse jogo.

Divirtam-se

Sem comentários: